Cód. 303528179 - Atualizado há mais de 1 mês
O imóvel "Santo andré - casa padrão - vila scarpelli" possui 3 dormitórios, 3 banheiros, 5 vagas na garagem, venda por R$1.050.000, 257m² de área, churrasqueira e está localizado em Rua Carapicuíba, Vila Scarpelli, Santo André.
CASA TÉRREA COM 2 SALÕES DE FESTA, COZINHA INTERNA DE 4M X 7M + COZINHA EXTERNA, 01 EDICULA QUE PODE SER MAIS UM DORMITÓRIO, COBERTURA DE 4M X10M, ÁREA GOURMET COM CHURRASQUEIRA E FORNO DE PIZZA. EXCELENTE LOCALIZAÇÃO.
Origem e resgate histórico
No século 19, a Vila Scarpelli fazia parte de territórios cortados pelo caminho do Pilar, ponto importante para mobilidade na região no passado. Ainda no século 19, a Vila Scarpelli era um sítio com cerca de 12 alqueires (medida agrária) que pertencia a Faustina Maria do Espírito Santo.
Com o passar do tempo, a localidade tornou-se um dos caminhos para trajetos em direção à estação de São Bernardo. Dessa forma, o sítio ganharia loteamentos nos anos posteriores.
Como surgiu o nome?
A denominação toponímica é uma homenagem a Luiz Scarpelli, imigrante italiano proprietário das áreas loteadas. As informações estão contidas na tese de Iberê Luiz Di Tizio, “Santo André causa toponímica na denominação de seus bairros“, apresentada à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (Universidade de São Paulo), em 2009.
Primeiros moradores e habitação
Os primeiros moradores a se estabelecerem na Vila Progresso vieram de outras partes do Estado e, especialmente, de outras cidades brasileiras. Dessa forma, nutriam intuito de conquistarem uma vida melhor na região, aproveitando a oportunidade de trabalho nas empresas ao redor.
Loteamentos no bairro
O loteamento na localidade já conhecida como Vila Scapelli ocorreria apenas entre os anos 70 e 90, segundo a obra de Ademir Medici intitulada: “Migração, Urbanismo e Cidadania: a história de Santo André contada por seus personagens“.
Dados atuais
A população do bairro é estimada em 6.507 habitantes, segundo informações do Anuário de 2015, produzido pela prefeitura, com base em dados colhidos em 2014. Além desses dados, o anuário ainda aponta cerca de 2.069 domicílios particulares permanentes ocupados.
O levantamento do anuário municipal ainda aborda os seguintes índices populacionais por gênero:
“ 3.431 habitantes (referente à população feminina);
“ 3.076 habitantes (referente à população masculina);
O bairro também conta com maior índice populacional nas seguintes faixas etárias:
“ Grupo de pessoas entre 30 a 39 anos = cerca de 1.104 habitantes;
“ Grupo de pessoas com 60 anos ou mais = cerca de 1.090 habitantes;
“ Grupo de pessoas entre 20 a 29 anos = cerca de 1.027 habitantes;
“ Grupo de pessoas entre 40 a 49 anos = cerca de 1.018 habitantes;
Os demais dados registrados:
“ Grupo de pessoas entre 50 a 59 anos = cerca de 835 habitantes;
“ Grupo de pessoas entre 15 a 19 anos = cerca de 403 habitantes;
“ Grupo de pessoas entre e 10 a 14 anos = cerca de 372 habitantes;
“ Grupo de pessoas entre 0 a 04 anos = cerca de 329 habitantes;
“ Grupo de pessoas entre 05 ...
*** Vide referências em www.colonia.com.br/referencias/bairros
Telefone de contato
Para sua segurança:
1. Não realize pagamento adiantado.
2. Suspeite de anúncios com valores duvidosos.
Buscas próximas