Santo André - Apartamento Padrão - Jardim Guarará

Rua Miguel Alves Viana, Jardim Guarará, Santo André - SP

Apartamento à venda

Cód. 303300029 - Atualizado há mais de 1 mês

PREÇO R$ 270.000

O imóvel "Santo andré - apartamento padrão - jardim guarará" possui 2 dormitórios, 1 banheiro, 1 vaga na garagem, venda por R$270.000, 45m² de área, imóvel novo, varanda e está localizado em Rua Miguel Alves Viana, Jardim Guarará, Santo André.

NOVO 45 m², 2 dormitorios, QUINTAL, 1 vaga, sala , cozinha , area de serviço, ótima localização VILA GUARARA, proximo a escolas,padaria, mercados, feira livre de quinta-feira.

Origem e resgate histórico
Nos arredores do território, até os anos 90, havia a Vila Guarará, que tem suas origens por volta dos anos 40, poucos anos depois após a emancipação de Santo André, em relação ao município de São Bernardo. Santo André se tornou, de fato, um município no ano de 1938. O Jardim Guarará, então, surgiria nos anos 50.
Como surgiu o nome?
A origem toponímica tem a ver com o ribeirão Guarará, nos limites territorial do bairro. Lembrando que o nome “guarará“ implica em “tambor usado pelos gentios“, além das denominações “o manhoso“ ou “investigado“.
Há ainda outro significado, no caso, um tipo de peixe. As informações são citadas na tese de Iberê Luiz Di Tizio, intitulada “Santo André causa toponímica na denominação de seus bairros“, apresentada à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, no ano de 2009.
Primeiros moradores e habitação
Os primeiros moradores chegaram aos arredores que compreendem o atual território do bairro por volta dos anos 40, na área chamada de Vila Guarará, como citado anteriormente. Contudo, foi nos anos 50 que as primeiras famílias chegaram ao terreno que hoje abriga o Jardim Guarará, provenientes das cidades da região e de outras partes do Estado de São Paulo e do Brasil.
Loteamentos
O primeiro loteamento surgiu por volta da década de 40, nas proximidades do ribeirão Guarará e ao lado da avenida, que hoje é conhecida por D. Pedro 1º. Dez anos depois, outro loteamento surgiria, porém um pouco mais distante do ribeirão, em 1950. Então, de fato, nasceria o Jardim Guarará. O loteamento também está próximo a bairros como Vila Luzita e Jardim Acliamação.
Dados atuais
A população do bairro Jardim Guarará é estimada em 11.912 habitantes, segundo informações do Anuário de 2015, produzido pela prefeitura, com base em dados colhidos em 2014. Lembrando que o levantamento aborda estatísticas do Jardim Guarará, juntamente com o bairro vizinho Vila Luzita.
A prefeitura, então, colheu dados de ambos os bairros, como se fossem territórios únicos, tendo em vista de que se trata de um documento extenso sobre todas as localidades do município de Santo André. Em todo caso, o levantamento que compreende o Jardim Guarará e Vila Luzita aborda:
“ 6.172 habitantes (população feminina);
“ 5.740 habitantes (população masculina);
O Jardim Guarará e Vila Luzita ainda contam com maior índice populacional nas seguintes faixas etárias:
“ Entre 20 a 29 anos = 2.215 habitantes;
“ Entre 30 a 39 anos = 2.024 habitantes;
“ Entre 40 a 49 anos = 1.661 habitantes;
Os demais dados são:
“ Com 60 anos ou mais = 1.317 habitantes;
“ E...

*** Vide referências em www.colonia.com.br/referencias/bairros

  • Imóvel novo
  • Varanda

Anunciante

Telefone de contato

SOLICITAR


Para sua segurança:

1. Não realize pagamento adiantado.

2. Suspeite de anúncios com valores duvidosos.

Imóveis próximos