Cód. 302854111 - Atualizado há mais de 1 mês
O imóvel "Linda cobertura novíssima, com 120 m² 2 dorms. sendo 1 suíte, à venda, jardim campo verde" possui 2 dormitórios, 3 banheiros, 1 vaga na garagem, venda por R$430.000, 120m² de área e está localizado em Rua Jorge Beretta, Jardim Campo Verde, Mauá.
cobertura em prédio com apenas 8 apartamentos, rua sem saída, bem tranquila.
Prédio com 4 andares, com elevador.
Uma vaga coberta, 2 dormitórios, sendo 1 suíte, com acesso interno e externo para cobertura.
A localização conta com Escolas, Farmácia, Padaria e Mercado, além de condução a 250 metros, à 12 minutos do centro de Mauá.
O tupinólogo Eduardo de Almeida Navarro sugere que o topônimo “Mauá“ pode provir de “Magûeá“, que era o nome de uma aldeia tamoia que se localizava na baía de Guanabara no Século XVI.[10] Originalmente, o nome “Mauá“ designava uma área onde hoje situa-se o bairro de Mauá, em Magé, onde Irineu Evangelista de Souza construiu um grande porto. O imperador dom Pedro II, reconhecendo a importância da obra, nomeou-o barão de Mauá.
Na criação do distrito de Mauá, durante o processo de emancipação, o nome “Mauá“ passou a designar a estação local e o povoado que surgiu ao seu redor em substituição ao antigo “Pilar“, que fazia referência ao Caminho do Pilar (antigo nome da Avenida Barão de Mauá), que ligava a vila de São Bernardo à Igreja do Pilar.
História
Busto de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá
Quando houve, por parte dos portugueses, a primeira expedição a avançar para o interior do continente brasileiro (até então, a exploração se restringia ao litoral), ainda em meados do Século XVI, a qual saiu de São Vicente e chegou até as tribos indígenas de Piratininga, na confluência dos rios Tamanduateí, Anhangabaú e Tietê, o percurso utilizado foi o Caminho do Peabiru: mais exatamente, a Trilha dos Tupiniquins, a qual atravessava o território da atual Mauá, em um traçado ancestral e muito próximo da atual Avenida Barão de Mauá.[11] João Ramalho, o qual fundou a Vila de Santo André original em 1553, tomou posse de muitas terras que hoje fazem parte do território mauaense.
No Século XVIII, a região era conhecida como Cassaquera, um nome indígena que significa “Cercados Velhos“ ou “Cercado dos Velhos“. Mais tarde, a antiga Trilha dos Tupiniquins tornou-se o Caminho do Pilar, uma vez que levava até a Capela Nossa Senhora do Pilar, fundada em 1714, localizada onde hoje fica Ribeirão Pires. Do nome da estrada, surgiu a nova denominação local: Pilar.[11]
Apesar de haver alguns moradores na região, só houve progresso local relevante a partir da construção, por parte da São Paulo Railway, da Ferrovia Santos-Jundiaí, a qual foi inaugurada em 1867. Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, mais tarde elevado a Visconde de Mauá, grande empreendedor no comando desse projeto ferroviário, que chegou a ter grandes propriedades na região, adquirindo a Fazenda Bocaina do capitão João José Barboza Ortiz. O crescimento da agora Vila do Pilar levou a São Paulo Railway a inaugurar a estação de trem Pilar em 1º de abril de 1883.[12][13] Um núcleo populacional surgiu e cre...
Telefone de contato
Para sua segurança:
1. Não realize pagamento adiantado.
2. Suspeite de anúncios com valores duvidosos.
Buscas próximas